Para muitos, fazer a barba todos os dias, ou em quase todos, pode ser um desconforto. Os pêlos ficam mais grossos, encravam, a pela fica irritada, faz sujeira na pia ou acabam se machucando com as lâminas de barbear fazendo alguns cortes no rosto.
É, realmente, isso não é bom. Por isso que muitos homens optam por aparelhos de barbear elétricos. São máquinas simples, de fácil manuseio, que facilitam muito na hora de fazer a barba.
A maioria dos modelos faz o trabalho a seco, sem precisar molhar o rosto ou aplicar espuma de barbear. Em dias muito frios ao acordar bem cedo, por exemplo, não será necessário jogar aquela água congelante na cara para aparar os pêlos. Isso é um castigo!
Os benefícios de um barbeador elétrico são vários. Além de não precisar de água para ser usado, alguns problemas de irritação da pele são resolvidos. Como as lâminas desses aparelhos não cortam o pêlo tão rente à pele, a probabilidade da raiz do folículo produzir um fio de barba mais grosso é muito menor, com menos risco de inflamação.
Para quem tem a barba muito grossa e precisa fazê-la diariamente, os aparelhos elétricos funcionam muito bem. Isso porque a agressão à pele será muito menor e os pêlos não ficarão tão resistentes a cada barbear.
Alguns modelos, ainda, são à prova d’água, ou seja, o usuário poderá tranquilamente utilizá-lo durante o banho, quando o pêlo fica mais maleável. Mas isso não afeta a vida útil do aparelho? Bem, a vida útil do aparelho depende, exclusivamente, do cuidado do usuário, sabia?
Esses aparelhos têm um tempo de uso, em média, de uns dois anos ou mais, isso se forem bem utilizados e ao seguir alguns cuidados, como armazenamento, higienização, transporte e tudo o mais.
Uma dica é sempre limpar bem o produto depois de fazer a barba. Se os pêlos estiverem muito curtos, há mais chances de se infiltrarem no barbeador. Para isso o aparelho acompanha uma escovinha de limpeza, própria para o modelo.
Do contrário, barbas muito compridas que forem ser retiradas com o barbeador elétrico devem ser aparadas primeiro. Isso pode ser feito com uma tesoura mesmo ou máquina de cabelo, OK? Como os fios estarão muito compridos, conforme as lâminas estiverem funcionando e girando, há o risco de enroscarem no aparelho, causando uma sensação bem desagradável. Poderia até comprometer o funcionamento do produto.
Uma dica bacana antes de fazer a barba é lavar o rosto, pode ser no banho, ou colocar uma toalha quente para umedecer e amolecer os pelos. Assim, ficará mais fácil de deslizar o produto para um barbear mais ágil e eficiente.
A higiene também é muito importante. Recomenda-se lavar o rosto antes de fazer a barba ou fazê-la após o banho para higienizar o local, desse modo, evita-se a contaminação por bactérias e diminui o risco de inflamação, irritabilidade e resistência dos pelos. Fora que se a sua pele estiver mais limpa, o acúmulo de resíduos no produto será bem menor, deixando o barbear mais seguro e aumentando seu tempo de uso.
A recarga do aparelho, que geralmente pode ser feita na tomada, deve seguir o tempo indicado no manual. Deixe o produto o suficiente para realimentar a bateria, não mais que isso.
Deve haver, também, um cuidado especial com as lâminas do barbeador elétrico, que não seguem o mesmo padrão de manutenção das lâminas convencionais, porém devem ser higienizadas frequentemente. Se puder substituí-las periodicamente para conter a oxidação e perda do corte, seria o ideal. Mas cuidado, as lâminas de substituição devem ser do mesmo fabricante para que isso não comprometa o funcionamento do produto a longo prazo.
Infelizmente, não há fórmula mágica para conservar um barbeador elétrico durante anos e anos. Vai de cada um, dos cuidados que são tomados e do bom ou mau uso do equipamento. Mas nossas dicas ficam valendo para prolongar a vida útil do seu aparelho!
Gostou do post? Então, acompanhe o Universo Masculino para mais novidades. Até a próxima!
0 comentários:
Postar um comentário