Se o seu dia a dia é trabalhar de forma afincada, somente para realizar o sonho de um dia ter o “seu” próprio escritório, sua sala individual com vista para a cidade, pode começar a encomendar um sonho diferente.
As salas INDIVIDUAIS, dentro das empresas, têm tendência a desaparecer e começam a dar lugar às salas de trabalho “em equipe” e às famosas zonas comuns.
MAS O QUE É UM OPEN-SPACE?
Antigamente, quanto mais alto era o cargo dentro da empresa, maior era a distância relativa aos restantes colegas de trabalho (vistos apenas como funcionários).
Atualmente, a situação sofreu uma reviravolta e os empresários perceberam que o melhor ativo de uma empresa é a capacidade de processar rapidamente a informação. Daí o derrube, literal, das paredes e de alguns protocolos demorados, como trabalhar a partir de apontamentos, trocar e-mails para a sala ao lado, marcar reuniões com a secretária do chefe para discutir um tema rápido ou até mesmo a impossibilidade de transmitir ideias que só têm valor se forem dadas no momento exato.
De acordo com o psiquiatra português Dr. António Canhão, o" fato de não se trabalhar enfiado em pequenos espaços, pode traduzir-se num melhor humor e, com isso, existe uma maior disponibilidade para trabalhar”, uma vez que nos escritórios em open-space “torna-se mais fácil pedir ajuda ou colaborar com algum colega que esteja próximo”.
CINCO PASSOS PARA CONQUISTAR O SEU ESPAÇO
Trabalhe em equipe
Trabalhar em um open-space implica aceitar que o êxito pessoal depende do envolvimento em projetos de grupo. Quem trabalha em equipe, e está disponível para contribuir, é alguém que, mais cedo ou mais tarde, acaba por vir a fazer parte de um projeto verdadeiramente importante e, com um pouco de sorte, ascender a um cargo mais alto.
Esteja atento às ideias que andam no ar.
Pensar rápido e estar constantemente ativo é a melhor maneira para aproveitar e tirar proveito de um espaço aberto. As verdadeiras ideias não costumam surgir nas reuniões mas sim nas conversas ou atividades informais. E os espaços abertos são excelentes para isso!
Mantenha-se ocupado.
A maior vantagem de um espaço aberto (e também o maior defeito) é estarmos sempre acessíveis. Os colegas podem observar o seu trabalho e saber exatamente quando nos esquivamos de nossas atividades.
Nunca baixe a guarda.
Assim como todas as pessoas podem observar o trabalho que desempenha, também fica com a possibilidade de saber quem faz o quê a qualquer instante. O segredo está em assumir as responsabilidades e saber tirar partido de trabalhar perto de pessoas que realizam tarefas interessantes.
Auto-promoção.
Basicamente, um open-space é uma forma de anunciar que está presente. Neste tipo de escritórios existem objetivos individuais e coletivos. Um estudo francês demonstrou que a força com que duas pessoas puxavam pela ponta de uma corda era metade do que se for uma pessoa sozinha. Assim sendo, é necessário que existam objetivos conjuntos e individuais.
0 comentários:
Postar um comentário